domingo, 30 de junho de 2013

Menina lobo tailandesa é a garota mais peluda do mundo

A Síndrome de Ambras ou Hipertricose (também conhecida como a síndrome do lobisomem) é uma doença extremamente rara que causa o excesso de pelos no corpo humano.
 As pessoas acometidas por este distúrbio apresentam a pele toda coberta de pelos, principalmente na área do rosto, exceto as palmas das mãos e dos pés. Só foram relatados 50 casos, desde a Idade Média.
Existem basicamente duas variantes da doença, são elas:
- Hipertricose Lanuginosa Congênita: o cabelo é relativamente fino e felpudo e pode chegar a 25 cm de comprimento.
- Síndrome de Abras: nesta variante da doença o cabelo é mais grosso, é colorido, e cresce durante toda a vida.
Como geralmente ocorre com estes tipos raros de anomalias, não se sabe muita coisa a seu respeito. Sabe-se, porém, que se trata de uma mutação genética. Na maioria das vezes, os indivíduos a adquirem através de herança familiar, esta hereditariedade faz com que seja normal que, em algumas famílias, existam diversos integrantes com esta alteração, visto que existem 50% de chances de que o descendente tenha a síndrome. É interessante ressaltar, porém, que nem sempre as mutações ocorrem de forma hereditária, mas espontaneamente (embora seja ainda mais raro), ou seja, não se conhece a localização genética da mutação nem como ela ocorre.

Supatra Sasuphan, de 13 anos, menina tailandesa,  sofre da Síndrome de Ambras. Confundida com lobisomem foi nomeada pelo Guinness Book como a garota mais peluda do mundo. Nada pode parar o crescimento dos pelos, nem tratamento a laser. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.